Cada vez mais com o avanço da tecnologia é comum vermos diversos utensílios comuns, serem substituídos por modelos elétricos, como é o caso do filtro de pano e da cafeteira, sanduicheiras que iam ao fogo e até mesmo o próprio fogão que deu espaço para os cooktops.
Com certeza com a panela elétrica não seria diferente, ela vem para a cozinha como uma alternativa para a panela de pressão assim como para as panelas convencionais. Mas quais são as vantagens dela? Será que vale a pena ter na cozinha?
Para responder essas e mais perguntas, o TudoGostoso reuniu algumas informações que vão te ajudar a escolher entre as panelas convencionais e a elétrica. Confira na matéria completa a seguir.
O que é uma panela elétrica?
Assim como as panelas normais de uma cozinha, o modelo elétrico tem como foco principal cozinhar diferentes tipos de alimentos, tornando a rotina ainda mais prática. Com isso, seu funcionamento é similar ao de um micro-ondas, oferecendo funções extras que ajudam nos preparos.
Elas precisam de fonte elétrica para funcionar, ficando conectadas com a tomada durante todo o uso e por isso, não precisam ser colocadas no fogo para que seu funcionamento seja efetivo, além de poder causar grandes riscos à saúde.
Quais são as vantagens e desvantagens de uma panela elétrica?
Uma das grandes vantagens acerca da panela elétrica é a praticidade na hora de cozinhar, oferecendo timer de cozimento além de funções que ajudam a preparar pratos como arroz, feijão e muito mais. Porém, há uma desvantagem que pode ser decisiva na hora da compra: alguns alimentos não podem ser feitos na panela elétrica.
Por se tratar de um modelo elétrico, muitos alimentos, principalmente os ácidos, podem acabar danificando a estrutura interna do aparelho. Além disso, ela não é uma boa opção para alimentos que necessitam de mais tempo para cozinhar, como é o caso da mandioca, por exemplo.
Vale a pena substituir a panela convencional pela elétrica?
A panelas convencionais são usadas há anos em diferentes tipos de cozinha, oferecendo modelos que podem ser feitos com aço inox, ferro fundido, alumínio e muito mais, atendendo às diferentes necessidades da cozinha brasileira.
Já os modelos elétricos são tem muita diferença de material, o que muda de uma marca para outra são as funções e a capacidade interna. Mas vale lembrar que por mais que ela ofereça praticidade no dia a dia, ainda sim existem receitas que não podem ser feitas nela. Ou seja, não, não tem como substituir a panela normal pela elétrica.
Uma não substitui a outra, cada uma tem sua vantagem e desvantagem, tudo vai depender do estilo de vida de cada um e das necessidades da cozinha.
Confira nossa indicação de panela elétrica!
Panela de pressão Philco - R$ 429,00
Com timer e funções pré-programadas você poderá preparar diferentes tipos de pratos com mais facilidade e praticidade no dia a dia. A panela também conta com 6 litros de capacidade para atender às necessidades da sua família. Encontre na Amazon por R$ 429,00.
*Os valores mencionados são referentes à data de publicação da matéria. O TudoGostoso pode receber uma parcela das vendas dos produtos recomendados neste conteúdo.