Coalhada Seca

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 2 litros de leite fervido
  • 1 copo de iogurte natural
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Primeiramente o tempo de preparo foi marcado 20 minutos como referência, porém, você precisará de dois dias ao todo para realizar esta receita que é bastante simples, dividida em 2 fases
Fase 1:
  1. Após ferver o leite deixe-o amornar e quando estiver a uma temperatura em que você puder colocar o dedo (limpo) nele por 10 segundos, é sinal que está morno da forma correta (morninho)
  2. Coloque então o copo todo do iogurte natural mexa para misturar de preferência em uma vasilha que possua tampa, tampe e enrole em uma toalha ou algo que abafe
  3. Preferencialmente coloque dentro do forno (desligado) ou microondas, que ajuda a abafar ainda mais
  4. O período que deve ficar é de um dia para o outro e temos a coalhada molhada
  5. Desta forma já pode ser consumida como iogurte
Fase 2:
  1. Pegue um escorredor de macarrão e forre com um saco de algodão limpo (pode ser um guardanapo de algodão) preferencialmente que tenha a trama bem fechada
  2. Coloque o escorredor dentro de uma bacia ou algo do gênero, pois, escorrerá líquido
  3. Jogue a coalhada em cima do saco ou guardanapo, tampe de alguma forma e coloque na geladeira por mais uma vez, de um dia para o outro, ou até que esteja com a consistência desejada, ou como sua paciência permitir
  4. Tire da geladeira após o período escolhido, passe para outro recipiente
  5. Acrescente o sal e mexa bem, até atingir o sabor (em termos de sal) que você desejar
Informações Adicionais
  • Se você pretende comer quibe cru com coalhada seca, aconselho que você comece a coalhada com mais antecedência do que fará o quibe, pois ele leva algumas horas e a coalhada pelo menos 2 dias. A coalhada também pode acompanhar saladas.

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Lane Borges em 06/02/15

Nota 1000!!!!

5
Luciana Lobo em 01/02/15

Receita sensacional. Além de super fácil é uma delicia. Para usar nas saladas misturei zattar. Ficou delicioso. Também fiz uma outra mistura com hortelã e mostarda... hummm... delicia.

0
Débora Lopes em 31/01/15

Ficou muito boa. Pode fazer com leite de caixinha que da certo. No caso usei 1 litro de leite semidesnatado e na hora de fazer a coalhada seca coloquei em um filtro de coar café.

0

muito boa MSM e fácil de fazer.

5
Luciana DGA em 08/12/14

Delicia!! Nota 10!! Sempre faço!!

5

Fiz e ficou show!

5
Guilherme faria em 19/11/14

Faço esta receita mas nem coloco sal, fica muito boa. Parabens!!!

5
Marcia em 03/11/14

A minha ficou muito azeda, parece limão puro. E não usei limão...o que será que houve?

1

Fiz mas ficou um pouco azeda ... No q eu errei?

3
Kalil Abrahão em 27/04/14

Receita maravilhosa que resulta em um produto de excepcional qualidade, saudável e agradável de se comer. Eu me alimento com coalhada fresca e coalhada seca diariamente. Para reduzir o tempo de preparo com eficiência, coloco o pote de leite já misturado com o iogurte natural sem tampa em uma caixa de isopor de tamanho tal que caiba mais dois vidros de 400 g cheios de água fervente para manter a temperatura. Sobre a tampa do isopor coloco um peso para aumentar a vedação. Oito (8) horas depois a coalhada fresca está pronta para ser consumida. Naturalmente deve ser conservada sob refrigeração.

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por @Cesarossamu através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Baixar na App Store Android App no Google Play