Ingredientes (16 porções)
Crème Pâtissière
-
1 litro de leite integral
-
150 gr de açúcar refinado
-
6 gemas
-
50 g de maisena
-
1 fava de baunilha
Pâte Sablée
-
250 g de farinha de trigo
-
150 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
-
100 g de açúcar de confeiteiro
-
100 g de farinha de amêndoa
-
1 ovo
Finalização
-
400 g de framboesas
Modo de preparo
- 1
Crème Pâtissière:
Com um batedor, misture a gema e o açúcar até obter um líquido amarelo claro.
- 2
Adicione a maisena, mexa bem e reserve.
- 3
Abra a fava de baunilha e coloque-a para ferver junto como leite.
- 4
Quando ferver, apague o fogo, retire a baunilha e misture o leite como o açúcar, a gema e a maisena. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar e começar a ferver novamente.
- 5
Tire do fogo e guarde o creme em um recipiente coberto na geladeira por 30 minutos.
- 6
Quando o creme estiver frio, coloque-o numa batedeira e bata até que ele fique cremoso novamente.
- 7
Pâte Sablée:
Peneire a farinha de trigo e misture com a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro.
- 8
Acrescente a manteiga gelada e misture os ingredientes até formar uma farofinha.
- 9
Adicione o ovo e mexa até a massa ficar lisa e homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
- 10
Separe metade da massa, coloque-a numa superfície polvilhada com farinha e use um rolo para abri-la no formato de um círculo, com diâmetro suficiente para forrar uma fôrma de cerca de 20 cm de diâmetro. Repita o mesmo procedimento para a segunda torta.
- 11
Preaqueça o forno a 180°C por 10 minutos e asse a torta por 25 minutos ou até que esteja levemente dourada.
- 12
Montagem:
Tire a torta da assadeira, preencha com o crème pâtissière e cubra comas framboesas, formando círculos de fora para dentro. se quiser, recheie as frutinhas com geleia de framboesa ou chocolate derretido, usando um saco de confeitar.
