Preparações preliminares para a realização da receita:
Massa para ravióli:
Peneirar a farinha numa vasilha grande. Incorporar as gemas e o ovo inteiro á farinha, primeiro com um garvo e depois com a ponta dos dedos.
Quando a farinha estiver misturada coloque a massa numa mesa e trabalhe-a com a palma das mãos, empurrando e puxando para si, ate que fique homogênea.
Se a massa estiver muito seca, acrescente uma gema e trabalhe novamente.
Embrulhar em filme pvc e deixe descansar na geladeira.
Tomates confites:
Descasque os tomates.
Faça uma cruz na parte de baixo dos 12 tomates com a faca. Coloque-os na água fervente por 20 segundos, retire e leve diretamente a uma bacia de água com gelo para parar o cozimento. Descasque assim que resfriar. Corte os tomates em quatro pétalas, retirar as sementes.
Colocar em uma vasilha, acrescentar 40 ml de azeite,o tomilho e os dentes de alho. Colocar o açúcar caso esteja ácido.
Misturar delicadamente.
Forrar uma placa ou tabuleiro baixo com uma folha de papel manteiga, arrumar as pétalas de tomate em cima, verificando para que fiquem bem distantes umas das outras.
Amassar os dentes de alho com a palma da mão (claqué) sem quebrar completamente. colocar por cima dos tomates. Salpicar o tomilho. Virar a vasilha para recuperar o caldo.
Levar ao forno a 180°C durante 1 hora. Regar ligeiramente com o azeite se for necessário. Ao termino de 30 minutos virar os tomates secos.
Retirá-los do forno à medida que os tomates estejam no ponto de secura desejada.
Deixar esfriar.
Arrumar em vidros ou vasilhas. Cobrir com azeite.
Reservar na geladeira.
Preparação do concassée de tomate:
Descasque os tomates:
Faça uma cruz na parte de baixo dos 12 tomates com a faca. Coloque-os na água fervente por 20 segundos, retire e leve diretamente a uma bacia de água com gelo para parar o cozimento.
Logo depois descasque e corte os tomates em 4, retire as sementes e pique grosseiramente. Coloque o tomate picado em uma tigela e tempere-os com uma pitada de sal e uma de açúcar.
Descascar e picar a cebola finamente, lavar e secar a manjerona.
Em uma panela, aquecer um fio de azeite. Refogar, em fogo baixo e sem deixar dourar a cebola e deixar cozinhar durante 10 minutos com a panela tampada. Acrescentar a manjerona, o dente de alho esmagado, os tomates, o sal e pimenta.
Cozinhar em fogo baixo durante 25 minutos, com tampa. Aumentar então o fogo e cozinhar, sem tampa, por mais 10 minutos até que os tomates sejam bem cozidos, quase um creme (sem água). Retirar o alho e a manjerona. Reservar.
Preparação da ricota com ervas:
Desfolhar a salsa, o cerefolio, a cebolinha e o manjericão. Picar as folhas.
Colocar a ricotta em uma tigela, acrescentar as ervas picadas, o parmesão ralado e um fio de azeite.
Misturar bem e reservar.
Preparação das lasanhas:
Abaixar a massa de ravióli a uma altura de 1 mm de espessura (use uma maquina especial para abrir massas para um melhor resultado). Cortar 6 retângulos de 24 X 14 cm.
Mergulhá-las durante 30 segundos em água fervendo e salgada. Escorrê-las e resfriá-las em água gelada.
Secá-las com cuidado entre dois panos limpos.
Montagem das lasanhas:
Untar levemente um tabuleiro (pirex ou forma de bolo) de 20x15 cm.
Colocar no fundo uma banda de massa, estender por cima uma camada de 8 mm de concassée de tomate e colocar pétalas de tomate confites.
Repetir esta operação mais três vezes alternando o sentido das petalas de tomate confites para evitar degraus e desníveis.
Colocar mais um retângulo de massa por cima. Cubra com a ricotta com erva. Reparta bem e recoloque a ultima banda de massa.
Em uma tigela, misturar o cream cheese e a gema de ovo, temperar com azeite, repartir esta preparação por cima da massa, espalha-la bem e regularmente. Polvilhar com o queijo parmesão ralado.
Cozinhar a lasanha no forno a 150ºC durante 15 minutos.
Colocar a lasanha numa salamandra para gratiná-la.retira-la da forma. Cortá-la em quatro. Servir em pratos quentes.
Sou vegetariana, achei bem esclarecedora com relacao a distribuicao e preparo dos ingredientes..belo prato para ser degustado no proximo final de semana..Depois escrevo contanto o resultado...
juju
em 21/09/12
AFFFFFFFFFFFFF SE TIVER QUE FAZER TUDO ISSO PREFIRO UM SIMPLES E MARAVILHOSO MACARRAO COM MANGERICAO COM TOMATE E MAIS COISAS simplezinhas ok NINGUEM MERECE TANTO TRABALHO
Vanessa Webber
em 11/09/12
Fiquei cansada só de ler a receita... Não é pra mim, mas parece deliciosa!
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Cibele & Victor
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].
Sou vegetariana, achei bem esclarecedora com relacao a distribuicao e preparo dos ingredientes..belo prato para ser degustado no proximo final de semana..Depois escrevo contanto o resultado...
AFFFFFFFFFFFFF SE TIVER QUE FAZER TUDO ISSO PREFIRO UM SIMPLES E MARAVILHOSO MACARRAO COM MANGERICAO COM TOMATE E MAIS COISAS simplezinhas ok NINGUEM MERECE TANTO TRABALHO
Fiquei cansada só de ler a receita... Não é pra mim, mas parece deliciosa!
Muito trabalhosa! :)