
Veja o que dizem os especialistas sobre a relação do trato gastrointestinal com o humor e bem-estar (Créditos: Shutterstock)
Quando se escuta falar sobre o trato gastrointestinal é muito comum pensar na digestão, na absorção de nutrientes e no funcionamento do intestino, por exemplo. Porém, essa parte do nosso organismo tem uma influência muito importante no nosso bem-estar geral.
O cirurgião cardíaco, Jeremy London lembra que “90% da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, é produzida no trato gastrointestinal”, impactando o nosso equilíbrio emocional. Entenda como funciona a ligação do trato gastrointestinal com o cérebro e como contribuir para esse processo!
Como o trato gastrointestinal influencia na produção de serotonina?
O cirurgião lembra que o intestino não apenas digere alimentos, mas também desempenha papéis importantes para o nosso humor e bem-estar. Isso acontece devido à conexão do intestino com o cérebro por meio de uma rede de comunicação conhecida como eixo intestino-cérebro.
Sabe aquela sensação de náuseas antes de uma reunião importante ou o desconforto abdominal quando está estressado? Isso é fruto dessa conexão.“Há uma comunicação constante entre o cérebro e o estômago. Desequilíbrios nesses órgãos podem causar alterações de humor, aumento da resposta ao estresse, ansiedade e até depressão”, explica o especialista.
Além disso, ele também tem influência no sistema imunológico, isso significa que manter um sistema digestivo saudável não só vai te ajudar a digerir e absorver os alimentos de maneira mais eficaz, mas também ajuda o seu sistema de defesa a te proteger de vírus, bactérias e toxinas. Por isso, alterações nesse sistema podem trazer impactos como comprometimento do bem-estar, fadiga, dificuldade de concentração, baixa imunidade e variações no humor, por exemplo.
Como manter um equilíbrio da microbiota intestinal?
A chamada microbiota intestinal é composta por um grupo de trilhões de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos e estudos já comprovam a sua importância para a saúde do corpo e da mente. Ela pode ser afetada por diversos fatores, incluindo a má alimentação, estresse e o uso excessivo de medicamentos, por exemplo.
Para Jeremy London, a chave é cuidar da sua dieta: "a base é uma dieta balanceada com alimentos integrais, fibras saudáveis e muitos ácidos graxos essenciais ". Um aminoácido muito importante para a produção da serotonina é o triptofano, que você pode encontrar em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo.
Além disso, os prebióticos e probióticos desempenham um papel importante no equilíbrio da microbiota intestinal. Os prebióticos estão presentes em alimentos como cebola, alho-poró, aveia e alcachofra, enquanto os probióticos são encontrados em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e chucrute.
Por isso, o que você consome pode, sim, influenciar diretamente o seu humor. Manter uma alimentação equilibrada favorece a saúde intestinal e, como consequência, contribui para níveis mais adequados de serotonina no cérebro e maior sensação de bem-estar.
Veja mais:
Sou especialista em cozinha prática e garanto: "Esse é o jeito mais fácil de fazer suco verde, é só bater e já sai geladinho"