• Entrar
  • Cadastrar
Inove na ceia de Natal com esta receita de rabanada de chocotone recheada

Se você gosta de rabanada e chocotone, certamente, vai amar esta receita que une as duas delícias em um só preparo. 

Deixe seu Natal ainda mais saboroso com esta maravilhosa receita de rabanada de chocotone recheada. (créditos: Shutterstock) 

Rabanada e chocotone são duas delícias de Natal irresistíveis. Agora, já pensou em um doce que reunisse os dois preparos em um só? Essa é a proposta da rabanada de chocolate, uma alternativa para inovar na ceia e surpreender sua família. A receita consiste em rechear a massa do pão natalino com uma mistura de ingredientes, como doce de leite, chocolate branco, creme de avelã, frutas, entre outros. Já o preparo é igual ao da rabanada comum, ou seja, não tem nenhum mistério e fica pronto em menos de 30 minutos.

Confira no TudoGostoso como fazer uma saborosa rabanada de chocotone para deixar sua noite de Natal ainda mais especial.

Receita de rabanada de chocotone recheada

Ingredientes:

  • 1 chocotone
  • 150 g de doce de leite
  • 2 bananas
  • 100 g de chocolate branco
  • 10 morangos
  • 1/2 xícara de leite
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 ovos
  • 80 g de açúcar
  • 10 g de canela

Modo de preparo:

  1. Corte o chocotone em fatias grossas. Em seguida, use um rolo de massa para abrir e alisar a fatia.
  2. Em uma fatia, aplique doce de leite delicadamente. Junte as bananas picadas para completar o recheio.
  3. Enrole a fatia para formar rolinhos. Reserve.
  4. Em outra fatia, aplique chocolate branco derretido e finalize com pedaços de morango. Feche com cuidado e reserve junto com o primeiro rolinho.
  5. Em um recipiente, misture o leite, o açúcar, os ovos e bata tudo tudo.
  6. Passe a rabanada nessa mistura e leve para fritar em uma panela com óleo quente.
  7. Retire as rabanadas do fogo e coloque em um recipiente com papel-toalha.
  8. Passe as rabanadas ainda quentes no açúcar e canela.

Dica TudoGostoso: além da versão recheada, você também pode preparar rabanadas comuns com chocotone. Basta cortar as fatias, passar na mistura de ovos, leite e açúcar e fritar.

Origem da rabanada: como a receita se tornou um clássico do Natal

A rabanada é uma receita de origem portuguesa que se tornou um clássico do Natal brasileiro. Acredita-se que ela surgiu como uma alternativa para aproveitar o pão amanhecido e transformá-lo em uma deliciosa sobremesa.

A origem da rabanada também é atribuída a uma lenda em que uma mulher pobre não tinha leite para amamentar seu filho recém-nascido. Ela então se alimentou de restos de pão dormido em uma mistura de leite com açúcar e, no dia seguinte, sua produção de leite materno aumentou tanto que ela foi capaz de amamentar seu bebê e outras crianças.

Por causa dessa histórias, os portugueses tinham o costume de servir o pão molhado no leite à mulheres no pós-parto para ajudar na produção de leite. Com o tempo, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, até que se tornar uma receita tradicional das festas de fim de ano.

Aqui no TudoGostoso nós temos diversas receitas de rabanada, desde o preparo tradicional até versões diferenciadas. Aproveite para experimentar alguns preparos para inovar na ceia de Natal e Ano-Novo.

Veja também:

Como preparar rabanada: como deixar sequinha, como fazer no forno e mais
Receitas diferentes com panetone para inovar no Natal: tem rabanada, pavê e até cheesecake!

Temas relacionados