*

Kafta

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 1 kg de patinho ou lagarto (moída 2 vezes)
  • 1 kg de pernil (moída 2 vezes)
  • 1/2 kg de bacon sem pele (processado no multiprocessador) - eu coloco menor quantidade
  • 1 envelope de creme de cebola
  • 1 maço de hortelã sem os talos
  • 150 g de cebola
  • 15 g de pimentão
  • 10 g de alho
  • 2 pimentas malaguetas
  • 50 g de tempero padrão
  • 40 ml de vinagre
  • 50 ml de vinho tinto suave
  • 50 ml de shoyu

Modo de Preparo

  1. Moer as carnes 2 vezes
  2. Bater a cebola, o alho, o pimentão e as folhas de hortelã com os líquidos
  3. Misturar muitíssimo bem as carnes e o bacon com os temperos batidos, o creme de cebola e o tempero padrão
  4. Moldar com as mãos no palito de churraquinho (em formato de linguiça) e armazenar embalado em plástico filme - se for congelar antes de assar
  5. Assar na parte baixa da churrasqueira ou em chapa quente (fica melhor na brasa)
Informações Adicionais
  • Caso queira alterar a quantidade de algum ingrediente, ou adaptar ao gosto pessoal, fique à vontade.
    O tempero padrão contém: sal, alho, fécula de mandioca, açúcar, nozmoscada, limão, páprica, cebola, curcuma, manjericão, louro, estabilizante polifosfato, realçador glutamato monossódico e polimix, amido, óleo de palma, alecrim, aipo e ácido cítrico.

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Livia Paola Gomes em 16/11/2013

Kkkkk, me acabei nos comentarios, aqui em casa bolinho de chuva e bolinho de tetinha...

5
laeretjs em 29/10/2013

Usei caldo de bacon defumado. Nem precisa dizer que ficou fantástico, né?

5
Fernanda Costa em 24/09/2013

(Adoro todas as receitas,pena que acesso pelo celular, tem horas quê não consigo ver por quê estou sem sinal ). ":"

4
izabel cristina em 11/04/2013

Dilma vou fazer sua KAFTA neste final de semana tenho certeza q vai ficar uma delícia, e muito obrigado pelas dicas. Mas diz ai vc já tentou rechea-lás c queijo???qual????

5
Dilma Pimentel lima em 12/04/2013

'A galinha que me processe' foi hilário - morri de rir. A kafta em si nunca fiz recheada, mas nada impede, pois o rocambole recheado de carne moída (ou falso lombo) é feito de igual modo e eu recheio com queijo (muzzarela, provolone ou coalho), cubos de figo/pêssego/manga/ameixas (use uma ou 2 frutas apenas), lâminas de alho, azeitonas, alho poró ou que preferir. A minha conserva de berinjela (receita aqui no site), além de ser um antepasto delicioso, também serve para rechear carnes, pães e esfihas (não deixe de testar minha receita de esfiha, é divina). Conheci uma árabe que recheava o kibe dela com um preparadinho de cebola, ficava excelente.

izabel cristina em 11/04/2013

huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm parece deliciosa esta KAFTAvou fazer. E aproveitando estamos no BRASIL na nossa cozinha na nossa casa e temos o direito de fazer, falar e cozinhar o q de na teia. na minha casa por exemplo chamamos omele de meleco e daí,a galinha q me processe.

5
Samir Jbeili em 11/03/2013

Kafta original JAMAIS levaria Bacon ou Pernil...Kafta é um prato ÁRABE e ÁRABE não come nem serve NADA de porco. A receita poderia mudar de nome, pois KAFTA isso não é.

1
Dilma Pimentel lima em 10/04/2013

Samir Jbeiti, se todos os pratos têm que ser feitos ao modo papai e mamãe, ou melhor, à maneira tradicional, qual a razão de você navegar em sites de culinária (foi assim que você descobriu a receita 'torta' de minha kafta) se tem as receitas de sua culinária de forma tão enraizada? A propósito, pude ver que você nunca enviou nenhuma receita para o site Tudo Gostoso, o que me permite sugerir que encaminhe suas receitas originais, que representam a verdadeira e pura cozinha árabe.

Dilma Pimentel lima em 10/04/2013

Se todas as receitas fossem feitas de igual modo, para que sites ou livros de culinária? Curioso é que quem fez a observação estava navegando em um site de culinária, razão pela qual, penso, estava procurando inovar e não repetir o de sempre.

Samir Jbeili em 10/04/2013

Bom dia Dilma, não quis ser mal educado e peço desculpas..é que para nós Árabes a cozinha é um lugar "sagrado" para a família...fico chateado quando vejo colocarem ovo em um bolo de carne e chamam de kibe..ou quando fazem homus e acrescenta mostarda ou Katchup...nada contra o gosto, mas o desrespeito a cozinha milenar é ultrajante...Somos tradicionais e valorizamos nossos sabores. Isso não é e nunca foi KAFTA....pode até ser muito gostoso, mas ensinar um prato com o nome errado é muito feio e estranho. Coloquem então KAFTA A BRASILEIRA..ou KAFTA CARNAVAL..sei lá, mas KAFTA não...pois quem não conhece a receita original vai fazer pensando que está criando um prato Árabe. A pizza do seu exemplo tem nomes...PIZZA PORTUGUESA...CALABRESA...FRANGO...ETC..OU SEJA, ADAPTADA. Na Itália é somente pizza..aqui foi adaptada e CORRETAMENTE levam sobrenome de acordo com os ingredientes..é disso que estou falando.

lidiane em 10/04/2013

Dilma adorei a sua resposta, foi super criativa e falou as palavras corretamente. Parabéns pela sua receita.

Dilma Pimentel lima em 13/03/2013

A pizza brasileira é feita nos mesmos moldes da italiana? Claro que não. Nem por isso ela deixa de ser chamada de 'pizza'. O filé à Parmegiana brasileiro é uma adaptação de um autêntico prato italiano que não usa carne, mas berinjela empanada, mas como o brasileiro não gosta de comer sem carne, adaptou-o a gosto. O tradicional kibe árabe é feito de carne de cordeiro, mas os brasileiros o fazem até de carne de soja, o que não impede de denominá-lo 'kibe'. Como não somos árabes, mas apreciamos sua comida, nada impede que adaptemos a nosso gosto e chamemos do modo que nos aprouver - pegamos a ideia (a base) e modificamos a gosto, isso é que é criar, reinventar. De qualquer modo, obrigada pela sua relevantíssima observação, ainda que eu já soubesse desse pormenor.

ZAINE FAKIH em 15/12/2012

QUE DELICIA..................

5
Dilma Pimentel lima em 23/06/2011

Eu não gosto de bacon gorduroso, por isso compro mais lombinho defumado ou bacon pernil, apenas aqueles com coloração vermelha. A carne bovina utilizada para fazer a kafta da foto foi chã de dentro. Fiz metade da receita, utilizando 5 dentes de alho, duas cebolas médias, 10 pimentas biquinho e 2 malaguetas.

5
Dilma Pimentel lima em 23/06/2011

1 pote de iogurte natural; suco de 1 limão; 5 pimentas biquinho picadas; 1 colher (sopa) de mel; sal, azeite, páprica picante e folhas de hortelã a gosto. Misture tudo e está pronto.

5
Dilma Pimentel lima em 23/06/2011

A metade da receita rende 26 espetinhos conforme a foto. Caso prefira, no lugar da pimenta fresca pode ser usado uma colher (sopa) de pimenta síria. É importante enrolar papel alumínio no palito que fica exposto do espeto, para não queimar. Caso prefira enrolar o espeto inteiro com papel alumínio, também é possível, rasgando o papel um pouco antes de assar integralmente, para dourar. Se não tiver processador, não tem problema, é só comprar as carnes moídas e bater o resto dos ingredientes no liquidificador. Misturar tudo à mão e untar as mãos antes de montar cada espetinho. Na modelagem dos espetinhos, é importante pegar um bocado de carne por vez (uma colher de sopa cheia), apertando-a rente ao palito. Se não dispuser do tempero padrão/próprio, é só aumentar a quantidade de creme de cebola, que já é bem temperado. Se for assar no forno, unte a forma com azeite, deitando sobre ela rodelas de tomates, para as kaftas não agarrarem no fundo. Pode ser feito também em grill doméstico. Opções de companhamento da katfa: arroz com damasco, arroz branco, arroz libanês, molho natural de tomate, salada, pão sírio, antepastos de abobrinha e/ou pepino, molho de iogurte natural com hortelã, pasta de grão-de-bico (homus), pasta de gergelim (tahine) e geleia de pimenta biquinho, conforme receita minha.

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por Dilma Pimentel lima através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Compartilhe
Baixar na App StoreAndroid App no Google Play
Fechar