Pernil

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 1 pernil de 5 kg
  • 150 g de sal
  • 1 xícara e 1/2 (sopa) de alho
  • 1 xícara (sopa) de cebola ralada
  • 1 copo e 1/2 de cachaça
  • 1 colher (sopa) de mel
  • Suco de 1 laranja
  • 5 pimentas malaguetas com caldo
  • 3 pimentas de macaco
  • 3 folhas de louro
  • 2 fatias de abacaxi (não muito grossas)

Modo de Preparo

  1. Lave e fure todo o pernil com uma faca grossa, reserve em uma bacia funda
  2. Bata no liquidificador o sal, o alho, a cebola ralada, o mel, o suco de laranja e a cachaça, a pimenta
  3. Coloque em uma tigela e misture a pimenta malagueta e esmague-as com uma colher
  4. A pimenta de macaco passe no moedor de pimenta, coloque no tempero e misture, coloque o tempero no injetor de temperos
  5. Encoste a ponta do injetor no osso do pernil e esprema devagar até chegar em cima
  6. Soque alguns dentes de alho (8 dentes), 3 colheres (sopa) de sal e 2 pimentas malaguetas, passe por todo o pernil
  7. Coloque as folhas de louro e as fatias de abacaxi
  8. Cubra com uma bacia e deixe em um lugar fresco e arejado, por 20 horas
  9. Para assar unte um tabuleiro com gordura e manteiga e cubra com papel alumínio
  10. De meia em meia hora regue o pernil com a vinha d'alho e vire
  11. Quando estiver bem coradinho tire o papel alumínio e continue regando para que ela termine de assar
  12. O tempo de forno é de 6 horas

Envie um comentário

Comentários

Adriana Santos em 28/12/15

Fiz para o Natal e todos adoraram. Parabéns pela receita! Só aproveitei o caldo que estava marinando para colocar pra assar no lugar dos 4 dedos de água e também não precisou passar gordura na forma pois tem bastante caldo e não gruda. Assei por três horas e meia e depois direi o papel alumínio e o excesso de caldo e voltou pro forno por mais 30 minutos pra dourar. Ficou divino!!!! Vou repetir no Ano Novo a Pedido da família. Huuuuuummmmmm!

5
thays em 23/12/15

gente, se o meu pernil for temperado, posso fazer o mesmo tempero sem sal? ou não é necessario?

0
Daniela Lima em 22/11/15

Uma delici adorei essa receita

0
Elizangela em 06/11/15

Olá pessoal . Resolvi A dúvida que tive se ao colocar na água era enrolado no alumínio . Fiz como a receita coloquei água no tabuleiro e deixei cozinhar depois tirei o alumínio para dourar ,ficou excelente ,e no lugar da pimenta de macaco coloquei dedo de moça e pimenta do reino. Todas ficaram satisfeitos.

5
Elizangela em 05/11/15

Olá pessoal. Fiquei com uma dúvida: - Ao colocar na água para cozinhar é enrolado em papel alumínio ou só o tabuleiro coberto com o alumínio ?

5
Tudo Gostoso em 06/11/15

Para assar, unte um tabuleiro com gordura e manteiga, coloque o pernil e cubra com papel alumínio.

Gente aqui sou eu,eu que inventei essa receita,ela ficava ótima,mais agora eu a modifiquei e ficou melhor ainda,ficou muito melhor a receita é assim : 1 pernil traseiro de porco de 8 a 10 quilos 1 copo (grande) e 1/2 de suco de laranja 1/2 copo (grande) de mel de abelha 1 copo (grande) de sal 1 vidro (grande) de pasta de alho caseira (sem sal,sem nada,só alho) 4 colheres (sopa) de tempero pronto da pirata (escolha o que quiser) 4 pacotes de tempero misto da portuense Pimenta malagueta (o bastante para dar um gostinho) pimenta do reino a gosto louro em folha a gosto 3 fatias de abacaxi água bastante manteiga Modo de Preparo : Bata o tempero todo no liquidificador,na ordem da receita,tem que ficar uma papa.Tempere todo o pernil e deixe 10 horas nessa marinada,e daí 10 horas tempere-o todo novamente,e vire o lado que estava virado pro fundo da bacia pra cima,deixando mais 10 horas.No dia seguinte,coloque gordura em um tabuleiro e coloque o pernil,adicione 4 dedos de água fervendo,tampe-o com papel alumínio (o lado brilhando fica pra fora),e leve ao forno que deverá estar pré aquecido no fogo alto,deixe no fogo alto,e quando passar meia hora (30 minutos) tire o tabuleiro do forno,regue bastante o pernil com o caldo que vai escorrendo,regue o lado que vai ficar pra cima,tampe-o novamente e leve ao fogo por mais meia hora,vá fazendo isso até ele ficar cozido,e na medida que for cozinhando vá abrandando o fogo,ele tem que ficar bem cozido,para saber se ele está completamente cozido,finque uma faca,se estiver escorrendo sangue,ainda está cru,mas se estiver escorrendo,e não for sangue,ele está cozido,vai escorrer mesmo,pois ele fica molhadinho. Retire o papel alumínio e leve-o novamente ao forno mais *BRANDO* para dourar,passe bastante manteiga nele todo,sem dó,passe muita manteiga,daí meia hora,retire-o do forno e vire-o e passe manteiga novamente,daí meia hora retire-o e passe manteiga novamente,muita mesmo,passe muita manteiga,retire as fatias de abacaxi e as folhas de louro e sirva !!! Receita excelente,boa demais !!!!! :D

5
cleber em 08/12/13

no lugar da pimenta macaco posso usar outra qual ?

5

pode sim , se não quiser utilizar , não precisa , eu não uso mais , eu mudei a receita toda , agora ela está melhor , muito melhor , depois eu vou coloca-lá aqui ...

Posso não colocar as pimentas pois meu esposo é alergico??? é a cachaça é agua ardente tipo (51) ??? Aguardo resposta!!!

5
Tudo Gostoso em 09/04/13

Pode fazer sem pimenta e a cachaça não importa a marca.

Ailton Alvarenga em 08/04/13

muito boa mesmo fica macio...maravilha!!

5
Load-black

A receita apresentada nesta página foi enviada por Pedro Henrique Nascimento Barbosa Campos através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Baixar na App Store Android App no Google Play Windows Phone App na Windows Store