Maniçoba

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 1,5 kg de maniva pré-cozida
  • Folhas de louro
  • 1 kg de toucinho salgado
  • 1 kg de linguiça calabresa
  • 1/2 kg de charque
  • 1/2 kg de paio
  • 1/2 kg de carne de porco assada de forno
  • 1/2 kg de bacon
  • Costelinha de porco defumada

Modo de Preparo

  1. Coloque pra ferver a maniva e as folhas de louro, em bastante água em uma panela grande
  2. Em outra panela escalde por 2 vezes o toucinho e acrescente a maniva, deixe cozinhar até dissolve-lo totalmente
  3. Quando dissolver e começar a ficar escura a maniva, acrescente uns pedaços de bacon e de chouriços em cubos grandes
  4. Deixe ferver bem
  5. Em uma tigela corte a calabresa em rodelas, o paio o restante do chouriço e o bacon
  6. Escalde o charque e junte aos pedaços, quando estiver bem pretinha a maniva com os ingredientes coloque a carne de porco cortada em pedaços, já assada em forno e o restante dos ingredientes
  7. Deixe encorpar, a maniçoba fica preta e bem encorpada
  8. Sirva com arroz escorrido e molho de pimenta de cheiro
Informações Adicionais
  • Obs.: Ela tem que ficar cozinhando 180 minutos durante 3 dias. Maniva é a parte do caule da planta da mandioca capaz de germinar, normalmente utilizado para plantio e formação de lavoura.

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Lorena Amaral em 19/03/15

sou acostumada a fazer maniçoba e na receita há muitos erros, quando a maniva é pré cozida é bom cozinhar pelo menos um dia inteiro e servir no dia seguinte! e os ingredientes salgados , tem que desalgar pelo menos tres vezes ,se não fica salgado! é tem que cozinhar na pressão por alho e cebola no cozimento , ai sim acrescentar a maniva, e depois continuar o cozimento pra apurar. Aí sim fica uma delicia...

0

A manicoba tem que cozinhar7 dias seguidos pa ficar gostosa

0
catia em 07/10/14

sou catarinense morei por 3 anos no pará amo maniçoba..

5
emanuel em 21/08/14

ola pessoal estou fazendo ama manicoba... 'e a primeira vez e estou com muitas duvidas... uma amiga trouce uma maniva acho que tem 1kg e estamos esperimentando fazer... cozinhei 3horas onten e hoje mais 3horas e estou pretendente finalizar o prato amanha... queria saber se essa maniva que vendem na feira ela ja vem pre cozida?

0
Carla Tavares em 07/10/14

são 07 dias de cozimento... Não menos que isso, pq a folha da maniva é venenosa. no 6º dia vc começa a preparar os ingredientes para clocar nela. tem maniva que já vem cozida, mas caso vc tenha comprado para cozinhar, tem que cozinhar o dia inteiro por 7 dias, não menos que isso.

Claudione em 31/12/14

emanuel, evite comprara em feiras e na rua. Vá a um supermercado onde vc compra a maniva já pré-cozida e com data de validade para sua melhor comodidade e também por segurança. As de feira não são muito confiáveis, a não ser que vc conheça a pessoa que vende e saiba que é de confiança a procedência. No Pará todos os supermercados têm várias marcas já pré-cozidas, atente p/ aquele produto que indica 7 dias de cozimento, no mínimo.

Claudione em 15/05/13

Tem certeza que é apenas 1,5kg de maniva p/ essa quantidade de mistura? Estou acostumada a fazer e pelo que sei se você for servir um almoço, 1,5kg de maniçoba dá apenas uns 3 pratos, levando-se em consideração que após cozinhar por horas ela diminui bastante porque vai murchando e secando. E só p/ esclarecer p/ quem não sabe, como a Luciene disse a maniçoba não leva caule(se não fica só palha) e sim apenas folhas cozidas por 7 dias, no mínimo. Mas há muitas opções de produtos já pré-cozidos e prontos p/ temperar nos supermercados paraenses. Eu gosto da marca Kimaniçoba, que vende no Líder. ;)

2

adorei a explicação...precisam corrigir esta receita!

Maira Furtado em 13/10/13

muito bom seu esclarecimento. e a dica da maniçoba também é boa

emanuel em 21/08/14

essa maniva que vendem na rua ja e` pre-cozida? cladiane!!!

Malú Almeida em 31/03/13

meu marido esteve no Pará depois de 25 anos e adivinha degustou de todos os pratos... e pra varias trouxemos muitas coisas de lá pra nossos filhos genros noras que não conheciam, ah e os netos (as) e a maniçoba não poderia faltar... 1o nota dez

5
Luciene em 10/10/12

Maniva, não é a parte do caule da mandioca, e sim as folhas da planta, o caule não é utilizado na maniçoba, apenas as folhas... Sou paraense Paid'egua, que adora os pratos típicos do meu Pará, mas tambem que tambem sei fazer.

3
Wellington Ruan em 07/04/12

ei o certo é cozinhar 7 Dias sem parar, tipicamente Paraense \\o/

5

Tenho um restaurante no município de Simões Filho, e estou trabalhando com a maniçoba, Casa cheira nos fins de semana, realmente esse prato é muito bom...

5
keliane em 04/02/11

Gosto muito de maniçoba, afinal sou Paraense de carteirinha e no Pará é uma comida tipica, que não pode faltar ! Parabens pela deliciosa receita !

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por maria cristina castro de souza através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Baixar na App Store Android App no Google Play Windows Phone App na Windows Store