*

Pão doce de leite condensado

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 3 tabletes de fermento biológico fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de água morna (a mesma medida da lata de leite condensado)
  • 4 ovos
  • 100 g de margarina para uso culinário em temperatura ambiente
  • Farinha de trigo até dar o ponto de massa (mais ou menos 1kg)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, esfarele os tabletes de fermento biológico e acrescente 1 colher de sopa de açúcar
  2. Misture bem até o fermento virar um mingau
  3. Após isso, acrescente o leite condensado e a água morna, mexendo bem
  4. Em seguida, coloque os ovos e a margarina e misture com uma colher
  5. Coloque a farinha de trigo aos poucos e mexa com as mãos sempre que colocá-la
  6. Quando a massa atingir o ponto de soltar das mãos, com uma textura lisa, pare de colocar a farinha de trigo
  7. Sove essa massa por mais ou menos 10 minutos
  8. Depois disso, cubra com um pano e deixe descansar em local não ventilado por quase 1 hora ou até que dobre de volume
  9. Quando isso acontecer, pegue pedaços dessa massa e modele os pães à sua maneira
  10. Pode ser feito trança, rosca, mini-pães, tanto recheadas, quanto sem recheio, ou seja, utilize ou não o recheio de sua preferência
  11. Coloque em formas untadas com margarina e farinha de trigo
  12. Pincele com gema batida, e deixe crescer até dobrar de volume
  13. Assar em forno pré-aquecido até dourar
  14. Retirar do forno e passar por cima uma calda feita com 1 xícara de chá de açúcar e 1/2 xícara de chá de água (essa calda é feita levando-se ao fogo a água e o açúcar na quantidade indicada anteriormente até ficar em ponto de fio
Informações Adicionais
  • O rendimento em porções depende muito do formato dos pães que cada pessoa fizer. Uma dica é pegar partes da massa, fazer três tranças médias e uni-las em forma de círculo, fazendo, assim, uma rosca (para essa quantidade de massa já crescida renderão pelo menos 2 roscas grandes). Os recheios podem ser de frutas cristalizadas, uvas passas, ricota, doce de leite, goiabada, ou sem recheio algum, contendo apenas a calda. Esse pão fica uma delícia, macio e saboroso. Já o fiz muitas vezes e dura uma semana com o mesmo sabor. Pode ser servido com chá, café, chocolate ou qualquer outra bebida quente de sua preferência. Outra dica, quando sobrar para outros dias, é cortar algumas fatias e levar ao microondas, coberto com guardanapo de papel, por uns 30 segundos. Ficará quentinho e bem macio, como estivesse ter sido preparado naquele momento.

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Adriana em 23/07/14

Maravilhosa essa receita! Nunca da errado! Mas se vc gosta de pao mais docinho aconselho a adicionar umas colherinhas de açucar! Parabens pela receita

5
claudia pinheiro em 25/02/14

Paaara tudo!!! Fiz hoje à tarde e ficou ma-ra-vi-lho-sa!!! A massa rendeu 1 rosca na forma redonda (recheei com creme), 1 pão de forma (sem recheio) e 5 bisnaguinhas (com recheio de presunto e queijo). Os pães ficaram muito fofinhos e levemente doces. No meu forno - que não é elétrico - eu fiz assim: aqueci o forno por 10 minutos a 160 graus. Antes de ir ao forno pincelei com a gema. Coloquei na grade de cima a forma redonda e a de pão de forma e assaram em 40 minutos (no meu forno as 2 couberam no mesmo nível). Tirei do forno e coloquei sobre o fogão (sem deixar passar corrente de vento pra não murchar). Deixei o forno esfriar, tornei a acender por 10 minutos para colocar o outro tabuleiro com as 5 bisnaguinhas. Gente, a receita funciona de verdade!! ;0)

5
Nina em 08/01/14

Qual a temperatura do forno? Quanto tempo? E como faz essa calda em ponto de fio? E como faz esse recheio de beijinho?

4
ANTONIO MARCOS em 21/01/14

Olá! Obrigado por prestigir a receita! Quanto às suas dúvidas, só não entendi a pergunta referente ao "recheio de beijinho". O recheio é a gosto ou simplesmente não é necessário recheio algum. O forno não pode estar no grau máximo, pois senão assará muito rápido, queimando por fora e ficando cru no interior. Deixe pré-aquecido, bem baixo, por uns 10 minutos. Depois, quando for assar, eleve para mais ou menos 250ºC. Com uns 20 minutos, mais ou menos, começa a dourar e daí está no ponto de retirar ( se quiser bem dourado, deixe mais um pouco). Quanto à calda, pegue uma colher e quando ela começar a demorar para cair dela, já está no ponto de desligar o fogo. Espero ter respondido às suas dúvidas. Um abraço.

zohra em 29/12/13

nossa o pão ficou maravilhoso, parabéns sua receita é dez

5

Parece ser muito bom! Esse pão doce. vou fazer

5
Susana Barbosa em 24/05/13

eu adorei essa rosca vou faze-la pela segunda vez minha familia adorou, obrigada para a pessoa que resolveu compartilhar essa maravilha com a gente. beijos.

5
ANTONIO MARCOS em 08/07/13

Suzana, fico feliz por vc ter gostado desta receita. Muitas pessoas já a elogiaram e eu, particularmente, confesso que é a melhor receita de pao doce que ja fiz e é por esse motivo que postei essa receita neste site. Felicidades! Antonio Marcos

Ana Paula soouza em 14/05/13

essa receita pode ser feita com fermento biológico em pó????

5
ANTONIO MARCOS em 27/05/13

Confesso que nunca utilizei o fermento biológico em pó para fazer essa receita, mas acredito que deva dar certo, desde que se misture 1 sachê diretamente a 1 kg de farinha, antes de começar a receita.

Floy Joy em 11/05/13

Adorei ! Valeu muito a pena fazê-la. Fiz bem em fazer metade da receita, porque é uma massa que rende bastante. Já foi para o meu caderno de receitas que é para não perdê-la de vista.

5

esse paõ pode ser feito com o fermento seco ?????

5
Adriana em 23/07/14

Sim

lena em 02/05/13

Deve ser delicioso, vou fazer

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por ANTONIO MARCOS através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Baixar na App Store Android App no Google Play