*

Queijo minas

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

  • 4 l de leite
  • 1 colher (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher e 1/2 (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de coalho

Modo de Preparo

  1. Leve o leite ao fogo até atingir a temperaturade 35º graus (ou seja até que colocando o dedo mínimo e consiga contar até 10)
  2. Desligue e faça uma mistura com o iogurte, sal e o coalho
  3. Misture ao leite e tampe a panela por 1 hora
  4. Depois veja se a massa está firme
  5. Faça cortes na horizontal, vertical e transversal
  6. Deixe descansar por 30 minutos
  7. Retire 5 xícaras de chá do soro que se formar, substituindo por 5 xícaras de água fervente
  8. Mexa só para misturar bem
  9. Tampe a panela por uns 3 minutos, escorra a massa e coloque na forma
  10. Deixe o queijo fora da geladeira por mais ou menos 5 horas
  11. Vire o queijo e leve à geladeira, deixando por mais 5 horas
  12. Desenforme e o queijo está pronto para ser saboreado

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Taís em 7/11/2013

onde consigo o qualho??

0
Charles Torres em 4/02/2014

Em lojas agropecuarias

Tenho dúvidas. Quem faz regime para emagrecer come queijo minas. Na receita não aparece retirada de gordura. Esse queijo é próprio para esse fim? Agradeço muito se me responderem.

3

Para Aqueles que Moram nos EUA que procuram coalho o nome que vocês querem e "Rennet tablets or rennet liquid" ...

4

muito obrigada, moro aqui ha tres anos e nunca conseguir descobrir como procurar o coalho. E se vc pudesse me ajudar mais um pouco, aqui eles tem o leite a 1%, 2% , 5% e o butter milk, qual seria o mais indicado?

O ideal é usar o leite da roça, moro em MT, no interior, e tenho essa facilidade de fazer queijo com leite com mais gordura, o de caixinha, é ralo, não presta para fazer não, e o outro de saquinho também é ruim..

5
Caio Moura em 20/05/2013

Isso não é queijo minas! Isso é frescal!

0
Tudo Gostoso em 21/05/2013

Queijo Minas e Queijo Minas Frescal é a mesma coisa.

Sirley em 24/01/2013

PARABÉNS!!!! FICOU DELICIOSO!!!!

5
0000000 em 18/01/2011

nao fiz a receita! mas para ajudar a colega abaixo! o queijo depende muito do leite! o leite que utilizamos aqui no brasil é o de pacote tipo a e b ( o leite tipo a é obtido sob um controle mais rigoroso, pasteurizado e embalado na própria fazenda, contendo, portanto uma menor quantidade de microorganismos. já o leite tipo b é transportado para a indústria onde é pasteurizado e embalado. o leite tipo c é aquele que também é pasteurizado e embalado na indústria, contendo, no entanto, um número maior de microorganismos. além disso, o leite tipo c tem 3% de gordura, enquanto que os tipos a e b possuem quantidade de gordura superior. ) os leites de caixinha nao sao indicados pois alem deles sofrerem uma esterelizaçao pelo processo uht que retirar algums microorganismos que dao sabor ao queijo curado! a fabrica retira uma quantidade absurda de gordura! vc compra um leite light porem sem sabor !

5
Amanda em 12/01/2011

Ola, eu achei que a receita era super super facil, mais ela me deu um pouquinho de trabalho. Eu segui perfeitamente toda a receita. Esperei por uma hora, e o leite nao deu nenhuma massa. Acressentei mais coalho e ate coloquei vinagre branco. Esperei mais uma hora e nada. No final eu coloquei mais vinagre e o resto de coalho que tinha. Esperei horas e NADA.. Entao, eu decidi colocar na panela para ferver, e nao deu nada, mais eu percebi que o soro comecou a aparecer. Entao, eu peguei e coloquei em uma tijela de vidro pra que eu pudesse ver se realmente estava coalhando. E FINALMENTE, comecou a coalhar, mas eu ainda nao terminei o queijo. Foi muito cansativo. Porque?? Isso depente do leite e da qualidade do leite? Eu moro nos EUA, sera que isso tem alguma coisa a ver com o leite daqui. Eu usei leite light. Sera que foi por causa disso? obrigada!!

3
Rosana Burright em 24/06/2013

com certeza, foi o leite, tb moro nos EUA, e o leite deles eh horrivel de fraco, ja fiz demais essa receita no Rio, e dava sempre super certo, mas eu usava leite b ou a.. Aqui ja me disseram que melhor comprar aquele que vem com vitamina D, me disseram que eh o leite mais gordo que eles tem. Bom, se ferver da uma nata sim, nao sei se dara certo fazer com esse leite, mas nao acho q haja outro. Nao acho colalho de boi aqui, nem a traducao, hehe, mas adorei a dica das duas colheres de sopa de vinagre branco. Enfim, vou temtar...ah...e se vc nao achar a forminha, simples, mesmo no Rio, qdo eu queria um queijo maior, eu simplesmete comprei qualquer vasilha de plastico, do tamanho que eu queria e eu mesma fiz os furinhos, segurando um prego novo e lavado com um alicate, colocando o prego na fogo e fazendo assim os furinhos. Desiste nao, aqui tb nao acho requeijao, mas tem uma receita de requeijao que a gente faz com ricota, e, junto com essa mesma receita aqui eu peguei num programa da ana maria ha muito tempo ta aqui o link..... http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=4802 Sucessopra vc !!!!!

Juju Andrade em 9/05/2009

Eu substituí o coalho por 2 colheres de sopa de vinagre branco. Deu certo. Não fica muito ácido pois quando coloca a água no lugar do soro, tira o excesso da acidez.

5
Rosana em 19/02/2009

Posso substituir o coalho por outro ingrediente? Onde moro não existe coalho... Grata!

4

A receita apresentada nesta página foi enviada por Ana Maria através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Compartilhe
Baixar na App StoreAndroid App no Google Play
Fechar