*

Vinagre balsâmico

Adicione ao seu livro de receitas
Esta receita ainda não tem uma foto. Compartilhe a sua! Envie suas fotos

Ingredientes

Vinagre balsâmico:
  • 1 l de suco de uva
  • 1/2 l de vinagre tinto
  • 1 colher de sopa de madeira (madeira de balsamo ou outra madeira de lei)
  • 1 vidro escuro esterelizado

Modo de Preparo

  1. Reduza o suco de uva até ficar com 200 ml
  2. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes
  3. Transfira para o pote esterelizado e guarde por 30 dias em local fresco e escuro
  4. Experimente outras variações, adicionando especiarias a gosto
Vinagre balsâmico:
  1. O vinagre balsâmico verdadeiro, tradição de tempos antigos, era armazenado em barris de madeira e colocados para maturar no telhado das casas por períodos de 60 anos ou mais, quando então se tranformavam num caramelo ou extrato
  2. Era costume nessa época se presentear os familiares com pequenos vidrinhos contendo o extrato, que servia para a produção dos vinagres balsâmicos utilizados no dia a dia

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

REDUZIR:-levar ao fogo para evaporar a água. MADEIRA:- é como um sachê de chá (madeira em forma de serragem ou pó) para acelerar o processo pode-se aquecer a solução. NÃO FERVER. DEPOIS PASSAR POR UM FILTRO DE PAPEL ( TIPO PARA CAFÉ).

3
Deadcat em 6/01/2010

Esclarecendo as duvidas do pessoal: \"redução\" é o mesmo que cozimento. \"Reduzir\" quer dizer levar ao fogo, ferver e diminuir o volume... concentrar mais o suco de uva, no caso. E a madeira, não estranhem, é isso mesmo. A madeira é um dos segredos do sabor peculiar do vinagre balsâmico. No caso da receita, é um pequeno truque pra imitar a influência da madeira dos barris onde o vinagre balsãmico original é armazenado. Pra quem não sabe, o vinagre balsâmico original é produzido com o cozimento do suco de uvas Trebbian, e a posterior conservação e envelhecimento do mosto resultante em barris de madeira de lei durante décadas, num processo muito lento e semelhante à produção de vinho.

5
Núbia A. Requião em 16/10/2009

Reduzir seria levar levar ao fogo até atingir 200ml somente. Mas só não entendi a da madeira. A dona da receita poderia explicar??

1

não entendi obre a madeira!!!!! é madeira mesmo???? não deem risadas pois sou iniciante! rs

5
Isabela em 5/07/2009

tive as mesmas dúvidas, se puder esclarecer agradeço.

1

não consegui entender a receita. como reduzir o suco? como assim colher de madeira? me desculpe mas sou nvo na cozinha!!! aguardo retorno.

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por Elianete Leon Farias através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Compartilhe
Baixar na App StoreAndroid App no Google Play
Fechar