*

Filhoses

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

Massa:
  • 1 kg farinha de trigo
  • 6 ovos
  • 1 pacote de margarina (100g)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 50g de fermento para pão
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • Cerca de 1/2 litro de leite
  • Calda
  • 4 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de açucar
  • 3 colheres rasas de sopa de canela em pó

Modo de Preparo

Massa:
  1. Dissolva o fermento no leite morno, acrescentar todos os ingredientes, bater bem com uma colher, a massa deve ficar bem mole
  2. Deixe crescer por aproximadamente 1 hora
  3. Modele a massa com a mão, fazendo o formato que quiser e frite em óleo bem quente (o óleo deve ser suficiente para cobrir a massa), passe na calda que deve estar em fogo brando e sirva a seguir
Calda:
  1. Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre até engrossar (tem que ferver para engrossar)

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Alex em 13/12/2013

Sou português e sempre adorei filhoses. Já fiz várias vezes e todos adoram. Mas a receita de família que sempre fizemos é um pouco diferente. A massa sempre é feita com polpa de abóbora pra que ele fique meio alaranjado. E não usamos calda, sempre jogamos mel sobre eles.

3
GABRIELA em 20/12/2013

ola alex tem como vc me passa a receita que leva abobora obrigadinha

Faiza Amade em 5/12/2013

ola pessoal e nestas ocasioes que celebramos com doces tradicionais inexqueciveis

4
Wagda Carvalho em 30/12/2012

Gente esse bolo é português, vivo em portugal e é um dos doces típico do natal..mt bom.

5
Dulce em 30/12/2012

Também sou de familia portuguesa e esse doce é sem dúvida uma tradição portuguesa. Natal e Ano Novo, todos ficamos a espera dele. Como comentado pelos amigos, Marcos Ortolani e Maria Amélia, o formato conhecido não é a bolinha, e sim uma massa espalmada. E para os amigos que estão a procura de informações sobre o sabor, não é como bolinho de chuva não - nem chega perto - ele tem um sabor singular. Delicioso! Bjjs!!!

0
cristiane pujol em 29/12/2012

Eu comia esse doce quando ia para Caicó-RN, simplesmente delicioso! A diferença é que lá, a calda é com mel de engenho (melado), o que fica uma delícia!

0

não vi escrito em nenhum lugar que é um doce italiano.... pq tantos comentários desse tipo? O importante é que é muito bom! Parabéns!

5
Francisca Silva em 22/12/2012

É um doce português na verdade. Pesquisa é bom, mesmo quando se escreve apenas sobre receitas. Além de ser português é bem difundido no Nordeste brasileiro, principalmente no Seridó do RN durante o carnaval. Já pelo nome seria impossível que fosse italiano.

1

Tem 10 anos que vivo na Italia e por aqui nunca ouvi falar desse doce!!???

1
Marcos Ortolani em 22/12/2012

Costumamos fazer os filhoses para o Natal, mas espalmado . Ele fica aberto como um pastel , massa fica fina e muito saboroso. cobertura somente açúcar com canela. Marcos Ortolani

5

Minha família é portuguesa e sempre comemos no natal as filhoses, eu sempre achei que era um doce tipicamente portugues. A receita é a mesma, porém quando abro a massa na mão, fica no formato e tamanho de um pratinho de sobremessa. Após frita, espalhamos açucar por cima e está pronta para servir. Antigamente faziamos a fritura em azeite mas depois passamos a usar um bom óleo, limpo. Vale a pena!

5

A receita apresentada nesta página foi enviada por Paula Ramos Piovezani através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Compartilhe
Baixar na App StoreAndroid App no Google Play
Fechar